ICLAB & CA       Lisboa 17, 18 e 19 de Outubro 2018

 

V Congresso Iberoamericano de Laboratórios/

 I Congresso Internacional da Avaliação da Conformidade

PRESENTE E FUTURO DO SETOR DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

TEMAS

  • TEMAS HORIZONTAIS

NOVOS DESAFÍOS DA ACREDITAÇAO - A ISO 17025 –  REVISÃO DA NORMA, REGRAS DE DECISÃO E ANÁLISE DE RISCO

No âmbito da componente de gestão das organizações, a tomada de decisões é uma parte muito importante no processo de gestão, situação particularmente relevante para a comunidade Laboratorial.

 

Cada decisão transcendente para uma organização costuma implicar uma grande reflexão ou investigação, e a colaboração entre equipas multidisciplinares, sendo que de uma forma geral as condições sob as quais as decisões são feitas envolvem os conceitos de: risco e incerteza.

 

Quais as abordagens dos laboratórios face a estas novas temáticas à luz da nova norma ISO/IEC 17025:2017?

INDUSTRIA 4.0 

Avanços na integração digital nas diferentes fases do processo de produção, visando a indústria de futuro. Prós e Contras?

 

Qual o papel da Indústria 4.0 na conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas e, relativamente a estas últimas, nas competências e aptidões do futuro?

INTERFACE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

O papel do relacionamento dos Laboratórios, de Universidades, de Institutos e de Centros Tecnológicos com as Empresas e Indústria, visando promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

A INVESTIGAÇÃO E A INOVAÇÃO ORIENTADAS PARA A CRIAÇÃO DE VALOR ECONÓMICO E SOCIAL 
BIG DATA NOS LABORATÓRIOS

A criação de recursos humanos com competências técnicas e científicas, associadas à implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Que perspetivas?

LABORATÓRIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA

O papel dos Laboratórios e a sua intervenção no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria dos produtos existentes, o seu desempenho e a  forma a apoiar o desenvolvimento das condições para a sua exportação e internacionalização.

Em tecnologia da informação, o termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados armazenados e baseia nos 5 V´s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

 

Os desafíos desta área incluem: análise, aquisição, pesquisa, partilha, armazenamento, transferencia, visualização e privacidade de Dados.

 

Qual a realidade dos Laboratórios relativamente ao Big Data?

Quais as perspetivas e desafios para os Laboratórios?

SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS

Requisitos a melhorar ou a implementar nos Laboratórios por forma a garantir a segurança das pessoas no processo dos ensaios e perante os equipamentos de ensaio.

Visita-nos

Campus do Lumiar - Edifício D, 1º Andar
1649-038 LISBOA (Portugal)

Contactos:

Sede de Portugal:  + 351 213 139 840

Delegação de España:  +34 91 399 01 74

maria.joao@relacre.pt; gerencia@felab.org  

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus