ICLAB & CA       Lisboa 17, 18 e 19 de Outubro 2018

 

V Congresso Iberoamericano de Laboratórios/

 I Congresso Internacional da Avaliação da Conformidade

PRESENTE E FUTURO DO SETOR DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

TEMAS

  • TEMAS SETORIAIS
ANÁLISES CLÍNICAS: DESAFIOS NA SAÚDE

A acreditação de Laboratórios traduz-se em benefícios na implementação de programas de saúde, sendo uma ferramenta eficiente para colocar em prática sistemas que estabeleçam a melhoria continua em serviços, promovendo a qualidade dos resultados e a sua fiabilidade, fatores que respondem às expectativas de profissionais da saúde e dos utentes.

A sua ação permite, também, promover o maior e melhor conhecimento das doenças e seu impacto na Sociedade, apoiando a criação de políticas de saúde mais eficazes.

 

Qual os desafios que se colocam aos Laboratórios ligados à Saúde?

METROLOGIA INDUSTRIAL; APLICADA E EVOLUÇAO DO SISTEMA INTERNACIONAL (SI)
MEIO AMBIENTE

A monitorização do meio ambiente está diretamente relacionada com os processos industriais em que o papel dos Laboratórios é muito relevante e em que estes são chamados a intervir e para esse efeito necessitam de reunir competências para dar cumprimento aos elevados requisitos de normas com elevados investimentos tecnológicos para dar resposta adequada às expectativas dos cidadãos.

 

Qual a importância da contribuição das Entidades/ Empresas / Laboratórios para a melhoria do meio ambiente.

 

Qual o estado da arte atual e que perspetivas para o futuro?

AGROALIMENTAR

A Metrologia Aplicada e Industrial e o seu papel no desenvolvimento tecnológico e na garantia da conformidade, da qualidade e da segurança dos produtos, bem como a relação com a Metrologia Fundamental e a rastreabilidade ao SI, considerando os progressos científicos e tecnológicos permanentemente e o impacto decorrente da antevisão da revisão do SI em 2018.

BIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA

Biotecnologia é a tecnologia baseada na biologia, e significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, sendo que como biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA

A biotecnologia é uma área da Ciência com importância crescente, combinando disciplinas como a genética, a biologia molecular, a bioquímica, a embriologia e a biologia celular, com áreas emergentes de engenharia química, tecnologia da informação, robótica e bioética, entre outras.

 

De que forma os Laboratórios se adaptam a novas realidades e contribuem para o elevado desenvolvimento tecnológico e gestão das expectativas da Sociedade?

NOVAS TECNOLOGIAS

Constrangimentos e/ ou dificuldades dos laboratórios na implementação e adaptação às novas tecnologias e na gestão de novos equipamentos – o impacto expectável na relação custo-benefício e na qualidade de serviços.

QUÍMICA ANALÍTICA

A química analítica, modernamente denominada por análise instrumental, proporciona métodos para determinar quais elementos e substâncias estão presentes e em que quantidades ou proporções em amostras, tendo uma vasta aplicação, designadamente, nas ciências forenses, ambientais, em histologia, entre outras.

 

Muitos métodos, uma vez desenvolvidos, são mantidos de modo a que os dados possam ser comparados num longo período de tempo, como suporte ao controlo de qualidade aplicado ao processo de ensaio e á garantia da qualidade dos resultados.

 

Qual a implicação do desenvolvimento de novas técnicas no âmbito da área da Química Analítica e quais as perspetivas futuras?

 LABORATÓRIOS NA  INDUSTRIA

Papel dos Laboratórios industriais na melhoria da qualidade dos produtos e dos  processos e as novas tecnologias aplicadas em Sistemas Avançados de Produção e desenvolvimento de novos produtos. A importância da digitalização em processos indústriais e laboratoriais.

 

Qual o seu papel na apresentação de soluções inovadoras às empresas através da sua experimentação numa “learning-factory”?

As Empresas alimentares têm exigências crescentes quanto aos requisitos técnicos dos Laboratórios com quem trabalham, sendo-lhes exigida não só a acreditação dos seus métodos como tempos de resposta cada vez mais curtos e serviços de apoio cada vez mais profissionais, mantendo elevadas condições competitivas.

 

Com o comércio internacional de alimentos com restrições e exigências crescentes, é necessário que os Laboratórios assegurem que os produtos alimentares cumpram requisitos que regulamentam a sua qualidade e segurança.

 

O controlo laboratorial associado à segurança alimentar, à autenticidade dos alimentos, à sua rotulagem nutricional e às suas qualidades sensoriais é, hoje em dia, uma necessidade de todos os operadores do setor.

 

A evolução das técnicas de ensaio na área de alimentar e o cumprimentos de aspetos regulamentares é uma evidência. Qual a situação atual e as perspetivas futuras deste Setor Económico?.

CONSTRUÇÃO

A Industria da construção é uma das principais áreas de atividade económica, sendo o seu campo de atuação vasto, destacando-se as componentes de infraestruturas habitacionais, de transportes e de aproveitamento de recursos energéticos, e a sua interligação com os  aspetos de natureza social, ambiental, de qualidade e conforto e de segurança.

 

Constrangimentos e dificuldades aplicadas aos Laboratórios da Área da Construção - formas de superação. perante os diferentes desafios associados aos requisitos legislativos e regulamentares que visam promover a confiança e a segurança dos cidadãos.

ENERGÍA

Sendo a Energia o motor de desenvolvimento das sociedades modernas, é cada vez mais frequente a aposta dos órgãos de decisão na utilização de fontes de Energia Renováveis e na eficiência da utilização da energia convencional disponível.

 

A atividade laboratorial na área da Energia, destina-se a contribuir no aumento da eficiência energética nos diferentes Setores da Economia, na qualidade dos produtos e serviços e na diversificação das fontes energéticas.

 

É igualmente relevante o impacto das fontes de energía nas alterações climáticas, onde o desenvolvimento de novas abordagens se interligam com a atividade dos Laboratórios nos processos de validação e avaliação da conformidade.  

 

Que perspetivas para os Laboratórios neste âmbito de atuação?

Visita-nos

Campus do Lumiar - Edifício D, 1º Andar
1649-038 LISBOA (Portugal)

Contactos:

Sede de Portugal:  + 351 213 139 840

Delegação de España:  +34 91 399 01 74

maria.joao@relacre.pt; gerencia@felab.org  

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus